quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Chip nos carros

Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o diploma que autoriza o Governo a legislar sobre a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados. IOL Diário

Suponho eu que será possível existir à beira da estrada centenas de detectores que identifiquem rápida e facilmente todos os carros que passam e se têm o seguro e a inspecção em ordem. Um carro sem inspecção e sem seguro é detectado logo no primeiro cruzamento. Será só este o objectivo ? E os carros que circulem sem chip? E se roubarem o chip? E se o Chip se avariar ,é uma infracção grave? Quem quer cumprir a lei já a cumpre, quem não quer ,vai arranjar novos esquemas para a não a cumprir.

O que está em causa é, por um lado, a necessidade de assegurar, de uma forma vincada, que a tecnologia a utilizar não desvirtue, na prática, os objectivos ligados ao controlo do tráfego rodoviário e, por outro, assegurar, com muita clareza, que os dados pessoais registados sejam objecto da maior reserva e acompanhados de um sistema que garanta efectivamente tal reserva», acentua o Presidente da República.

Pois é senhor presidente, mas não lave já as mãos, talvez uma simples pesquisa no Youtube o esclareça mais



http://br.youtube.com/watch?v=4jpRFgDPWVA&NR=1

http://br.youtube.com/watch?v=vmajlKJlT3U&NR=1

Vai ser possível tirar a identidade e a informação do chip, do automóvel e do proprietário, sem ser sequer necessário tocar no veiculo. Os delinquentes deste país vão agradecer pois já começam a esgotar os crimes mais tradicionais.

Mesmo o chip utilizado na Via Verde não dispensa a fotografia da matricula para colmatar os erros do sistema, que está longe de ser infalível. Quem irá agradecer é a Via Verde à qual certamente será dada autorização para utilizar as identificações dos novos chips e bem precisa , pois o número de utentes parece à muito ter estagnado. Será certamente chamada a contribuir com a sua experiência que, acho eu, está longe de ser um sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário